quarta-feira, 12 de outubro de 2011

FADERS

Portal de Acessibilidade - Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para PPDs e PPAHs no RS (FADERS)

Curso de Odontologia da FADERS chega ao módulo de atendimento as pessoas com deficiência

Iniciado no mês de julho, o curso de especialização para profissionais de odontologia voltados para o atendimento as pessoas com deficiência oferecido pela FADERS, chega ao seu modulo prático, onde nesta etapa os alunos, que anteriormente aprenderam a instrumentação teórica podem vivenciar casos em atendimento as pessoas com deficiência. Nesta primeira etapa os alunos da FADERS, FPE e APAE, serão beneficiados com estes atendimentos, onde estes ocorrem nas sextas feiras, com início no período da manhã as 08h30min horas até as 11h00min, retornando as atividades no período da tarde as 14hras, com encerramento as 17h30minutos.(http://www.portaldeacessibilidade.rs.gov.br/)

CADEP/FADERS promoveu o 8º Curso de Formação Continuada em Estimulação Precoce

Encerrado na última sexta-feira (07/10) no Auditório da Unidade Morretes, o Curso de Formação Continuada em Estimulação Precoce promovido pelo Centro de Avaliação, Diagnostico e Estimulação Precoce, CADEP/FADERS.

O curso, que chegou a sua oitava edição, abrangeu sete municípios do Estado (Porto Alegre, Canoas, Estância Velha, Esteio, Caxias do Sul, Palmares do Sul, Frederico Westphalen) onde profissionais de saúde e educação puderam obter experiências sobre a estimulação precoce. (www.portaldeacessibilidade.rs.gov.br)

5ª Feira Estadual de Ciência e Tecnologia da Educação Profissional - FECITEP

A Fecitep tem o objetivo de criar um espaço que dê visibilidade aos trabalhos de pesquisa científica e tecnológica desenvolvidos por alunos dos cursos técnicos de nível médio, nos diversos Eixos Tecnológicos, em instituições públicas e privadas que oferecem Educação Profissional, no Rio Grande do Sul. Além disso, a feira se propõe a integrar as redes de escolas de educação profissional do Estado do Rio Grande do Sul, como forma de estímulo ao desenvolvimento de projetos de pesquisa, tendo o método científico como um dos instrumentos para o desenvolvimento do pensamento, das habilidades e das competências, na produção de novos saberes voltados à melhoria da qualidade de vida da sociedade.
O chefe de gabinete da FADERS, que é oriundo do ensino técnico, pela terceira vez consecutiva, é um dos avaliadores da feira. Para ele “os trabalhos demonstram a capacidade dos alunos do ensino profissionalizante em pensar soluções para demandas sociais, em especial a questão da sustentabilidade e da inclusão. Tenho prazer de contribuir com este importante momento da educação profissional do estado.”
(www.portaldeacessibilidade.rs.gov.br)

Gramado forma professores para Atendimento Educacional Especializado

Na última terça-feira (04), aconteceu mais uma reunião da Formação dos Profissionais da Educação para Atendimento Educacional Especializado – AEE, em parceria com a Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas Portadoras de Deficiência e de Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (FADERS).

A formação tem como objetivo qualificar 30 professores da rede municipal para a realização do AEE em Salas Multifuncionais, proporcionando o acesso a conhecimentos e subsídios para uma prática pedagógica qualificada, que responda aos desafios do processo educacional inclusivo e contribua para o desenvolvimento e autonomia do aluno com deficiência intelectual, deficiência visual, surdez, transtornos globais do desenvolvimento-autismo e altas habilidades/superdotação. (http://www.portaldeacessibilidade.rs.gov.br/)

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